terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Precisei ‘desmontar’ pra admitir que também sofro!


Como muitos de vocês já sabem, em novembro de 2008 minha cidade (e muitas outras de SC) foram atingidas por uma tragédia natural. Diferente de todas as outras enchentes, essa matou e devastou mais em função dos desmoronamentos.
Minha família e minha casa não foram atingidas diretamente.
Fiquei uma semana praticamente sem comunicação, uma semana sem água, 4 dias sem energia, uma semana sem conseguir sair do meu bairro (sem acesso à hospital, mercado, farmácia), tendo como único meio de transporte era o helicóptero.Meu pai adoeceu (por conta da situação, sua pressão subiu e tinha medo de um infarto), minha família sem notícias nossas, meu irmão e cunhada desesperados em SP, minha madrinha no hospital, centenas de pessoas em abrigos e eu aqui, firme e forte!
Me lembro que eu não admitia chorar no telefone com minha cunhada...ela chorava dai e eu aqui consolando ela...Eu só me permitia chorar com os ‘estranhos’ ou sozinha!
Quando vi as primeiras imagens na TV e na internet também não aguentei! Mas ainda me considerava bem!
Eu consegui ajudar pessoas, arrecadei doações, fiz ligações pro bairro inteiro (único meio de comunicação era um celular do meu pai), dei notícias de pessoas falecidas, subi morro pra tentar convencer as pessoas a ficarem em abrigos, fiz cesta básica, trabalhei muito...mas acho que essa semana tudo que estava acumulado veio à tona! Desmontei mesmo!
E agora (passados três meses) o que eu sinto é uma vontade de chorar e de escrever/falar sobre tudo que vivi!

Tenho visto e presenciado tanta coisa errada, tanto comentário infundado, tanta injustiça, tanta gente sendo usada, tanta gente lutando e não conseguindo nada, tanta gente sofrendo, tanta gente surtando, tanta briga política, tanta gente sem perspectiva, tanta gente perdida, tanta gente se perdendo...
E isso tem me sufocado, me angustiado, me frustrado!
Não é aquela mesma angústia que dói e sufoca no peito como os pacientes descrevem, mas é uma angústia, a MINHA angústia!
E falar aqui, modifica e diminui a mesma!
*A imagem é de Salvador Dali, mas não sei o nome da Obra!

3 comentários:

  1. Jani, deve ter sido uma barra agüentar tudo isso e encontrar forças para ajudar a quem estava precisando. Mas com certeza sua ajuda foi importantíssima para essas pessoas!
    Chega uma hora em que desabamos e isso até nos faz bem, pois nao dá para suportarmos todo esse peso sozinhas.
    Escreva, compartilhe conosco seus pensamentos e sentimentos... e eu desejo que você fique bem e também compartilhe conosco as alegrias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Jani, imagino a sua vontade de gritar para ser ouvida... é dificil mesmo vermos situações como essas... depois de tudo o que passou...

    ResponderExcluir
  3. Esta situação...dói mesmo!! É dificil ver tanto sofrimento e ser tao forte!!! vc foi guerreira e ainda esta sendo uma GRANDE GUERREIRA. E qdo tiver vontade de gritar, GRITE BEM ALTO ou chore bem forte!!!!!!isso ajuda a acalmar a alma........força....

    bjs

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui...

Seguidores