domingo, 13 de setembro de 2009

Avanços e Banalizações.

Há muito venho ensaiando nos meus pensamentos um texto sobre a forma como a loucura foi trabalhada nessa última novela global – Caminho das Índias. Houveram avanços significativos na forma de lidar com o universo da loucura, mas por outro lado, houve muita banalização do suicídio.

Quando se fala em tratamento para a loucura, o que lhe vem a mente?!
Algumas representações giram em torno de “Camisa de força, hospício/manicômio, lobotomia, choque elétrico, agressividade/periculosidade.” E em muitas das novelas globais foi isso que vimos mesmo. Quem não se lembra da Silvia, da novela Duas Caras, que surtou e foi para a solitária, com camisa de força, depois de ser pega por uns enfermeiros brutamontes?

Mas, finalmente, trataram esse tema de uma forma diferente. O que vimos até sexta-feira, foi uma clínica com uma lógica bem semelhante aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, como prevê a Reforma Psiquiátrica. Claro que lá era privado e centralizado no poder médico, mas que foi um avanço, foi. Foi trabalhado a aceitação da loucura, o preconceito, a importância do tratamento, loucura e arte, loucura e trabalho, loucura e amor. Um belo trabalho e uma bela interpretação do Bruno Gagliasso. Aliás, ele inclusive tem um blog onde trabalha com o tema da loucura. Lá também podemos ter acesso a textos de usuários de serviços de saúde mental (
http://gagliassoblog.com/ , leiam, vale à pena!).
O seu olhar e o seu andar foram bem fiéis à realidade do surto. Embora eu tenha escutado diversas críticas, gostei muito do trabalho desse menino.

Sobre o suicídio, achei que um assunto importante como este, foi extremamente banalizado. A começar pelas indianas que, com a possibilidade de ter qualquer dificuldade/sofrimento, já ameaçavam se jogar no Rio Ganges. É claro que não conheço nada da cultura deles, mas mesmo assim, houve banalização.
E quando o Ademir (excelente ator também, mas infelizmente assisti poucas cenas dele) apresentou, já no final da novela, ideação e pensamentos suicidas? A mãe diz para ele esperar o jantar!? Como assim?! (Eu não vi a cena, mas me contaram.).
Ideação suicida é coisa séria. É manifestação de sofrimento.

Mas enfim, acho que o saldo dessa novela em relação à loucura ainda foi positivo. Ver as manifestações artísticas, o discurso da loucura sendo incorporado no discurso social foi muito legal.

SAUDAÇÕES ANTIMANICOMIAIS.

5 comentários:

  1. Jani, o papel da mídia é importante tanto na criação quanto na derrubada de preconceitos. Então, que bom que o tema da loucura foi bem tratado na novela!
    Não assisti a todos os capítulos e não vi essa cena do Ademir, mas acredito que as referências que os indianos faziam ao suicídio (atirar-se no poço) tinham mais um efeito de enfatizar o drama do que uma real intenção. Não sei...
    Mas é muito bacana ler sua opinião como profissional! Parabéns!
    Comigo está tudo bem, graças a Deus. Às vezes, nos decepcionamos e nos entristecemos com algumas coisas que acontecem, mas é melhor tomarmos conhecimento antes de que elas atinjam maiores proporções, né?
    E minha tristeza do outro dia foi de saudades, de lembranças do passado... Essas coisas que ficam guardadas e de vez em quando voltam e se somam a outras. Tem horas em que sou uma manteiguinha derretida...
    Ainda não entendi isso de não ser "gente como a gente". Como assim?
    Beijos e ótima semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Agora, eu entendi. Já estava me sentindo um ETzinho... Hehe.
    Não costumo usar o blog para desabafos, ou às vezes o faço de uma maneira meio metafórica. Mas há momentos em que temos que colocar certas coisas para fora e escrever me faz bem.
    Não sei se existe alguma pessoa que seja completamente bem resolvida, sem conflitos, sem problemas, nem momentos de tristeza. Eu ainda estou longe de ser assim... mas procuro pensar positivamente, levantar a cabeça e seguir adiante. Não é brincar de Poliana, mas tentar enfrentar os problemas sem ser fatalista nem me considerar a alma mais miserável do mundo, como se ele estivesse contra mim.
    É muito agradável nos conhecermos a cada post, a cada comentário. E espero que um dia possamos nos conhecer pessoalmente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu pouco assisti... Mas por coincidência, vi esse capítulo do menino que disse que ia se matar, e a mãe o convenceu do contrário, dizendo que tinha algo pra janta... Ainda fiquei pensando: - será que é assim mesmo?!?
    São as coisas do folhetim!
    Beijos!!

    Ps: Gosto demais de vocês duas, Jani e Liège!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de estudar e aprender sobre este tema, achei que o Bruno deu um show, mas isso precisa ser melhor trabalhado mesmo...

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui...

Seguidores